Atualmente,
vivenciando a revolução da tecnológica, na era da informatização,
é possível percebe que a área da educação, continua a mesma, não
houve mudança em relação a isso. Onde as práticas pedagógicas
continuam como há muito tempo, não teve evolução significativa,
os computadores chegam às escolas como um importante suporte de
modernização do sistema educacional, para permitir e facilitar a
concretização de trabalhos, e ainda, objetivando a melhoria da
qualidade de ensino. Junto à democratização do saber junto à
informatização, o aluno irá produzir, socializar e facilitar o
acesso ao conhecimento, quebrando a barreira da simples reprodução,
para a produção de conhecimento.
Devido
à rápida expansão tecnológica, os professores precisam estar
conscientes que não basta apenas os métodos convencionais de
transmissão do conhecimento, é necessário empregar recursos
capazes de interagir com o educando e desenvolvendo suas capacidades
intelectuais. Porém, é importante estar atento ao fato de que se a
tecnologia da informática é capaz de mudar a educação
beneficamente, ela também, pode não ser benéfica ao ensino se não
aplicada de forma correta. Utilizar os computadores como livros
eletrônicos sofisticados, em exercícios de repetição e prática,
acaba prejudicando a aprendizagem dos alunos, assim, Gentili (2002,
p.12) afirma que “A tecnologia mais sofisticada da agressão e da
espionagem, pode levar ao extermínio da espécie humana”. Por
isso, é importante acompanhar o trabalho dos docentes, devido eles
serem os responsáveis pelo sucesso ou fracasso desse processo.
Mas,
os professores têm se mostrado “alienados” as novas tecnologias
em sala de aula, ele não quer ou não consegue se convencer da
importância da utilização da informatização em suas aulas, se
acomodaram com o ensino onde apenas eles são “donos” do saber e
os alunos meros reprodutores do saber, o professor fala, o aluno
decora e devolve nas provas. O docente precisa conscientizar que os
alunos não mais aceitam aprender de forma “tradicional”, os
alunos cobram por aulas mais ricas em recursos didáticos, mais
dinâmica, e o mais importante com mais participação dos alunos. E
de acordo com Valente (1989) a implantação da informática na
educação, além de computadores, é necessário ainda, de um
software educacional e professores capacitados para usarem os
computadores.
A
utilização da tecnologia em sala de aula traz várias contribuições
possíveis à aprendizagem, tais como:
- Esses recursos estimulam e desenvolvem habilidades intelectuais;
- Estimulam a busca de mais informações sobre o assunto, e maior relação entre informações;
- Promove cooperação entre os alunos;
- O professor interage mais com alunos, do que nas aulas tradicionais;
- Os professores veem o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisas;
- Possibilita rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, facilita ainda, a verificação das dificuldades específicas do aluno.
Com
isso, os
educadores precisam oferecer diversas possibilidades ao aluno para
que construa o seu saber de modo significativo, assim o computador,
visto como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as
mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo assim, a construção do
conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O educador vem a
ser um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento, por isso, o
seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo
de construção através de uma aprendizagem colaborativa.
E
para que a aula utilizando os recursos tecnológicos seja produtiva e
satisfatória, como toda aula, precisa haver planejamento
do que será desenvolvido e quais os objetivos a serem alcançados. O
educador precisa planejar a aula de acordo com o currículo escolar,
com antecedência e assim, preparar todos os recursos necessários
para o desenvolvimento da atividade proposta.
Os
alunos devem utilizar o computador com as atividades propostas, para
auxiliá-los no desenvolvimento da atividade, sempre interagindo
técnica, conhecimento e habilidades.
Porém,
sabemos segundo Vilela (2007) que “(...) o conhecimento tecnológico
no atual contexto de globalização, é importante, mas o que é
chance para alguns, é exclusão para outros, sendo perceptível que
há mais exclusão do que chances nessa sociedade global.” Pois,
enquanto algumas escolas da rede pública detêm uma grande
infra-estrutura tecnológica, com equipamentos como: laboratórios de
computação, projetores multimídia, televisão, DVD e etc. outras
vivem na precariedade estrutural tecnológica, sem possuírem nenhum
destes recursos. Para concluir, é importante conscientizar que
nossos alunos tenham contato com o “mundo tecnológico” dentro da
escola, não apenas com o objetivo de adaptá-los ao meio, de
adaptá-los às novas necessidades do mundo do trabalho, mas, que
esses alunos compreendam a sociedade atual, com toda a sua
tecnologia, com a finalidade de dominá-la e de transformá-la.
Rosimar Pereira dos Santos Balduino
Universidade Federal de Goiás
Curso de História (Licenciatura)
REFERÊNCIAS
GENTILI,
P.
VALENTE,
J. A. Questão
do Software: Parâmetros para o Desenvolvimento de Software
Educativo.
Campinas: Unicamp – SP NIED – Mimeo. n 24, 1989.
VILELA,
L. R. A formação de
educadores na era digital.
2007
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