terça-feira, 1 de novembro de 2011

A INFORMATIZAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA



Atualmente, vivenciando a revolução da tecnológica, na era da informatização, é possível percebe que a área da educação, continua a mesma, não houve mudança em relação a isso. Onde as práticas pedagógicas continuam como há muito tempo, não teve evolução significativa, os computadores chegam às escolas como um importante suporte de modernização do sistema educacional, para permitir e facilitar a concretização de trabalhos, e ainda, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Junto à democratização do saber junto à informatização, o aluno irá produzir, socializar e facilitar o acesso ao conhecimento, quebrando a barreira da simples reprodução, para a produção de conhecimento.
Devido à rápida expansão tecnológica, os professores precisam estar conscientes que não basta apenas os métodos convencionais de transmissão do conhecimento, é necessário empregar recursos capazes de interagir com o educando e desenvolvendo suas capacidades intelectuais. Porém, é importante estar atento ao fato de que se a tecnologia da informática é capaz de mudar a educação beneficamente, ela também, pode não ser benéfica ao ensino se não aplicada de forma correta. Utilizar os computadores como livros eletrônicos sofisticados, em exercícios de repetição e prática, acaba prejudicando a aprendizagem dos alunos, assim, Gentili (2002, p.12) afirma que “A tecnologia mais sofisticada da agressão e da espionagem, pode levar ao extermínio da espécie humana”. Por isso, é importante acompanhar o trabalho dos docentes, devido eles serem os responsáveis pelo sucesso ou fracasso desse processo.
Mas, os professores têm se mostrado “alienados” as novas tecnologias em sala de aula, ele não quer ou não consegue se convencer da importância da utilização da informatização em suas aulas, se acomodaram com o ensino onde apenas eles são “donos” do saber e os alunos meros reprodutores do saber, o professor fala, o aluno decora e devolve nas provas. O docente precisa conscientizar que os alunos não mais aceitam aprender de forma “tradicional”, os alunos cobram por aulas mais ricas em recursos didáticos, mais dinâmica, e o mais importante com mais participação dos alunos. E de acordo com Valente (1989) a implantação da informática na educação, além de computadores, é necessário ainda, de um software educacional e professores capacitados para usarem os computadores.
A utilização da tecnologia em sala de aula traz várias contribuições possíveis à aprendizagem, tais como:
  • Esses recursos estimulam e desenvolvem habilidades intelectuais;
  • Estimulam a busca de mais informações sobre o assunto, e maior relação entre informações;
  • Promove cooperação entre os alunos;
  • O professor interage mais com alunos, do que nas aulas tradicionais;
  • Os professores veem o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisas;
  • Possibilita rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, facilita ainda, a verificação das dificuldades específicas do aluno.
Com isso, os educadores precisam oferecer diversas possibilidades ao aluno para que construa o seu saber de modo significativo, assim o computador, visto como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo assim, a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O educador vem a ser um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento, por isso, o seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa.
E para que a aula utilizando os recursos tecnológicos seja produtiva e satisfatória, como toda aula, precisa haver planejamento do que será desenvolvido e quais os objetivos a serem alcançados. O educador precisa planejar a aula de acordo com o currículo escolar, com antecedência e assim, preparar todos os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade proposta. Os alunos devem utilizar o computador com as atividades propostas, para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade, sempre interagindo técnica, conhecimento e habilidades.
Porém, sabemos segundo Vilela (2007) que “(...) o conhecimento tecnológico no atual contexto de globalização, é importante, mas o que é chance para alguns, é exclusão para outros, sendo perceptível que há mais exclusão do que chances nessa sociedade global.” Pois, enquanto algumas escolas da rede pública detêm uma grande infra-estrutura tecnológica, com equipamentos como: laboratórios de computação, projetores multimídia, televisão, DVD e etc. outras vivem na precariedade estrutural tecnológica, sem possuírem nenhum destes recursos. Para concluir, é importante conscientizar que nossos alunos tenham contato com o “mundo tecnológico” dentro da escola, não apenas com o objetivo de adaptá-los ao meio, de adaptá-los às novas necessidades do mundo do trabalho, mas, que esses alunos compreendam a sociedade atual, com toda a sua tecnologia, com a finalidade de dominá-la e de transformá-la.

Rosimar Pereira dos Santos Balduino
Universidade Federal de Goiás
Curso de História (Licenciatura)





REFERÊNCIAS

GENTILI, P.

VALENTE, J. A. Questão do Software: Parâmetros para o Desenvolvimento de Software Educativo. Campinas: Unicamp – SP NIED – Mimeo. n 24, 1989.

VILELA, L. R. A formação de educadores na era digital. 2007

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