segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.



Este documentário foi feito pelo cineasta brasileiro, em 2001, Sílvio Tendler, que entrevista Milton Santos, um brasileiro intelectual, geógrafo que fala de um mundo globalizado, procurando explicar esse fenômeno que atinge todo o planeta.

O documentário traz as consequências da globalização, bem como as revoluções tecnológicas que se intensificaram durante o século XX; os movimentos que repercurtiram por conta da globalização que aconteceram na Bolívia, França, México e Brasil; privatizações de estatais e empresas de grande porte que deixaram pessoas desempregadas.

Neste documentário podemos perceber que há uma grande diferença entre vários países desenvolvidos que exploram os países pobres, enriquecendo e deixando-os cada vez mais em estado de miséria. Outra questão importante é o desemprego que atinge a população; as máquinas tomam o lugar dos trabalhadores e estes ficam a mercê, contando com a própria sorte.

É um documentário que explica ou tenta explicar e compreender o efeito devastador da globalização e suas conseqüências, principalmente nos países que são explorados pelos países ricos e/ou desenvolvidos que impõem às suas leis para que sejam os principais beneficiados.


Ana Cristina Silva Gomes Ferreira

Universidade Federal de Goiás

Curso de História (Licenciatura)



Nenhum comentário:

Postar um comentário