segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO ÚNICO

De acordo com o autor Rafael Straforini, o Estado-Nação deixa de ser o centro decisório das políticas e da economia, cujo poder encontra-se nos mercados financeiros e nas bolsas de valores. Assim o Estado-Nação perde sua importância diante do acumulo capitalista. Ou seja, o Estado é substituído pelo mercado de dinheiro e de mercadoria.
O Estado apesar de sua fraqueza diante ao mercado capitalista, facilita a desigualdade social, quando continua fazendo crescer o capital das empresas.
A massa cultural é induzida pelo neoliberalismo a acreditar que o triunfo capitalista solucionara todos os problemas sociais e econômicos, no entanto para dar sustentação a essa globalização perversa o neoliberalismo construiu com o apoio técnico e “ciência” econômica uma nova ordem ou missão cultural. O capitalismo dividiu a sociedade que passava a ser competitiva, cuja divisão e competitividade criada pelo neoliberalismo é parte da missão cultural.
O capitalismo através da competitividade domina a ação do homem, que desvaloriza a solidariedade e a comunidade. O capitalismo tem o poder de transformar os ideais das pessoas que para vencer financeiramente atropela o outro sem nenhum respeito, como o caso das empresas que brigam entre si para ganhar a concorrência e conquistar consumidores, países de um mesmo bloco econômico batalham para manter seus produtos no mercado, etc., demonstrações de desrespeito às pessoas que graças à competitividade se torna individualistas e até egoístas. O homem perde sua liberdade, sua cidadania, assim se torna alienado.
Aquele que consegue por mérito suprir as exigências do mercado se inseri na globalização; já aquele que não possuem as mesmas habilidades se limita a consumidores e as vezes nem consumidores. Tanto que Gentilli (1998) considera o veritismo uma forma de desigualdade.
A missão cultural do neoliberalismo induz a idéia de cidadão-consumidor, esse é primordial ao crescente capitalismo. Assim a competitividade o individualismo e o veritismo é conseqüência do consumismo, o qual diferencia aquele que pode consumir e aquele que não pode, situação que gera violência.
O neoliberalismo é fundamentado no discurso ideológico do livre mercado, da competitividade e no individualismo.


NOELI ROSA RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
HISTÓRIA (LICENCIATURA)






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

STRAFORINO, Rafael. Dilemas do Ensino de Geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário