segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DESPERTAR

A Globalização sempre existiu é um fenômeno made USA, basta lembrarmos de Hollywood, e que tomou força graças o advento da internet.
Globalização é uma sociedade mundial, ou simplesmente, de uma economia política mundial, apontada para o processo de unificação e adaptação, tendo como conseqüências, o nivelamento de padrões de consumo, onde o importante é o ter e o consumir e não o ser e existir, o vício do consumismo, onde o direito de cidadão virou direito do consumidor. E uma crescente e inevitável massificação cultural, onde podemos observar se trata apenas de conceitos comuns de nossa época ou fenômeno de uma transição forçada. Vanderlei de Barros Rosas, fala do perigo da construção de uma sociedade nulista, ou seja, com ausência total de referencial.

“nossa sociedade caminha para uma ausência total de desejo, pois os velhos paradigmas estão sendo quebrados, porém não estamos construindo outros no lugar” (ROSAS, Vanderlei de Barros, p. 1, 2001).

A construção de uma sociedade com a perda da identidade cultural. O imperialismo do Primeiro Mundo através do processo de globalização começa o domínio através da linguagem, onde aportuguesamos palavras e expressões.
Estamos na era da Pós-modernidade que nada mais é do que um período de transição indefinível, com mudanças de paradigmas e conceitos abstratos e subjetivos, onde ninguém consegue ao certo conceituá-la. Assim estamos vivendo nesta era da Pós-modernidade com terríveis conseqüências deste mundo globalizado, onde estamos perdendo não somente nossa morada, mas principalmente nossa identidade.
Hoje vivemos uma cultura da imagem e do som, os meios de comunicação de massas como a músicas com apologia ao crime, drogas e a prática de sexo livre e em grupo, estas músicas encontra guarita nesse mundo globalizado, onde o ser humano busca se satisfazer suas necessidades básicas no prazer pelo prazer. Uma sociedade individualista, onde a competição é tão grande, que se torna difícil identificar sociologicamente onde há conflito e competição, estamos vivendo momentos em que as relações humanas não têm valor algum, a não ser na base de troca.
Aparecida Silva de Jesus
Universidade Federal de Goiás
Curso de História



BIBLIOGRAFIA

ROSAS, Vanderlei de Barros – Os Perigos da Globalização – Copyright, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário